É com imenso pesar que comunicamos o falecimento da Professora Denise Maria Maia, uma grande amiga e parceira de todos os dias no Departamento de Economia da UFPR. Uma pessoa excepcional, gentil, calorosa e humilde. Seu espÃrito de luta e seu engajamento na defesa da universidade pública são exemplos que jamais serão esquecidos. Ela era a verdadeira expressão da palavra empatia. Profissional competente e pessoa amada pelos colegas, amigos e alunos, deixará muita saudade.
Era graduada em Ciências Econômicas pela UFPR (1976); especialista em Economia do Setor Público pela Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM 1980); mestre em Desenvolvimento Econômico pelo pela UFPR (2003) e doutora em Inclusão Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG – 2009).
Sua trajetória foi marcada pela luta sindical, pela docência e pela extensão. Esteve na Diretoria da APUFPR por diversas vezes, primeiro como Secretária Geral e depois como Tesoureira, nas gestões de 1995/97, 1997/99 e na atual gestão.
Ela começou sua carreira como estagiária no extinto INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) em 1973. Em 1976 entrou para o IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), atuando como pesquisadora até meados dos anos 1980. Foi professora na FAE (1980), contudo, foi no Departamento de Economia da UFPR que atuou por mais tempo (1981-2020). Também era vice coordenadora do NESDE (Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica) desde 2018. Acabara de defender seu memorial para obtenção do tÃtulo de Professora Titular.
A professora Denise Maia era pesquisadora e uma das fundadoras do NESDE (Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica). Ela pesquisava e atuava na área social, com foco na economia solidária e economia feminista. Sua falta será sentida, não apenas no Departamento de Economia, mas em toda a Comunidade Universitária.